Leituras Interessantes
Primeira Dica de Leitura:
É incrível que a gente perceba o abismo entre os cérebros de séculos passados para os que temos hoje em dia. Parece que ficamos mais burros. Por que será que os pensadores da Grécia Antiga, mesmo sem dispor de recursos tecnológicos como os que temos na atualidade pareciam ter um raciocínio mais lógico do que os nossos pensadores atuais? Será que é culpa das redes sociais, do mundo de besteirol que se alastrou pela terra? Não é fácil encontrar alguém que teima em pensar por sua própria cabeça e a não imitar a unanimidade que observamos campear pelo mundo. Claro, que as mentes brilhantes sempre existirão, mas é preciso que a gente trabalhe o solo das ideias para que essas pessoas, cada dia mais raras não venham a sumir e promover um verdadeiro Apocalipse sobre a Terra.
Então, vamos fazer nossa parte e fortalecer a mente com boas leituras.
Segunda Dica de Leitura:
Kafka reuniu em si mesmo algumas características interessantes: judeu em país cristão, escritor em uma família hostil a atividade artística, escolhendo escrever em alemão estando na capital tcheca da Boêmia. Seu nome é sinônimo de uma situação sem saída, da angústia do mundo moderno e das atmosferas opressivas. É agoniante mesmo pensar em todas essas características juntas numa mesma pessoa. As interpretações desta obra são variadas, desde uma crítica à burocracia estatal até uma visão religiosa mais ligada ao judaísmo. Também encontramos uma visão psicológica, que utiliza a figura do castelo como o inconsciente do protagonista dessa história e a vila onde ele fica, a sua consciência. Como cria-se um impasse nessa trama, a atmosfera que beira a crise existencial vai se delineando aos poucos até o personagem ser absorvido pela rotina de forma a não encontrar solução para seus questionamentos, abandonando a possibilidade de revolta diante da situação do mundo à sua volta.
Terceira Dica de Leitura:
Interessante perceber como o autor deste romance erótico aprofunda-se nas questões da existência humana numa época de muita opressão social. Sobre este romance em particular, Ítalo Calvino diz que Kundera mostra ao leitor como tudo aquilo que escolhemos em nossas vidas, com o passar dos anos vão se tornando um peso que é preciso desfazer-se para reencontrar a leveza da vida e das relações humanas.
Quarta Dica de Leitura:
Engraçado que já tinha ouvido tantas resenhas sobre o livro e sempre deixava para depois, mas enquanto folheava para fazer a triagem, fiquei curiosa em saber mais profundamente sobre a história que deu origem a outras importantes distopias e que parece estar sendo colocada em prática no mundo inteiro com o crescimento dos "Estados Totalitários" e um crescimento da visão hegemônica mais à esquerda. Com certeza é uma leitura fundamental, enquanto ainda temos liberdade de fazermos o que queremos. Espero, sinceramente que a leitura nos leve a uma reflexão que nos faça agir, antes de acordarmos cercado de regras, obedecendo a um Governo Mundial central e sem condições de escolhermos nossos destinos. Algumas pessoas estão gostando muito porque isso tem trazido boas contrapartidas chamadas: Dinheiro, Fama e Poder. Mas, não vai demorar muito pra todo mundo se dar mal. Espero que tenhamos força para barrar esse movimento perigoso para a humanidade!
São essas as minhas dicas para o mês de março. Espero que vocês também possam ler algum desses livros e que possamos discutir um pouco mais sobre essas histórias.
Grande abraço,
Drica Moreira.
Comentários
Postar um comentário
Fiquem à vontade para trocar ideias e comentar suas leituras! É um prazer receber sua visita.
Drica.