Vamos falar sobre Biografias?


Quem de nós, alguma vez na vida, não se perguntou sobre como vivia, ou vive os autores que gostamos de ler, antigos, ou contemporâneos? Eu sempre gostei de saber curiosidades do estilo de vida de alguns autores, os mais queridos, por exemplo.
Ainda que eu possa me decepcionar com algum traço da personalidade do escritor que leio, parece ser uma busca muito interessante de se empreender. Por isso, achei tão oportuna a chance de participar do Projeto Biografias da Cláudia Leonardi do canal MãeLiteratura.
E para começar com um bom mistério para mim escolhi uma escritora que não é muito conhecida, não digo no sentido de obra, pois ela é uma escritora premiada e ultimamente tenho acompanhado muitas resenhas sobre alguns livros que ela escreveu. Mas, eu não conhecia nada sobre a sua vida e trajetória e essa é uma ótima oportunidade para me aprofundar nessa questão.
Já tenho até livro dela na lista de leituras e que estou ansiosa para ler: Memórias de Adriano. Faz vários anos que está na minha estante, e agora, acredito que vou ter um novo ânimo para começar sua leitura.
Para começar, nascida em 08 de julho de 1903, em Bruxelas, na Bélgica. Sua mãe teve complicações após o parto e depois de 10 dias do seu nascimento, sua mãe faleceu, deixando a pequena aos cuidados do seu pai, um aristocrata que gostava muito de viajar e passou para Marguerite esse amor pelas viagens, estudos e pelo espírito livre.
Num período ainda muito difícil para a mulher, em que sua principal função era casar e cuidar da casa e dos filhos, desde cedo seu pai proporcionou seus estudos, estando alfabetizada em Latim e Grego, antes mesmo dos 15 anos. Falava fluentemente o francês e depois aprendeu Italiano e Inglês, tornando-se uma mulher bem à frente do seu tempo. Tanto, que foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Francesa de Letras, em 1980.
Então, vou mergulhar nessa história que deve ter muitos mistérios.
Vamos lá?


Xero,
Drica Moreira.


 

Comentários

  1. Querida Drica
    Estou muito, muito feliz com a sua participação no nosso Projeto Biografias!
    Penso como você, é uma oportunidade de ler sobre vidas tão interessantes.
    Esta sua dica, eu já anotei
    Que este seja um projeto delicioso!
    Beijão
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clauo!
      O projeto é muito interessante mesmo. Saber um pouco mais sobre a vida de pessoas que enchem nossas vidas das histórias mais maravilhosas é bom demais! Estou tentando saborear cada linha e poder entender melhor como essas mulher pôde proporcionar uma literatura de tão grande relevância, mesmo enfrentando grandes desafios na vida! Vidas que em parte, inspira-nos!
      Xero, querida!
      Drica.

      Excluir

Postar um comentário

Fiquem à vontade para trocar ideias e comentar suas leituras! É um prazer receber sua visita.

Drica.

Postagens mais visitadas